1 de maio de 2009

.

Hoje é dia do trabalhador

Gosto muito de dois pensadores

Que falam sobre a diferença

Entre trabalho e emprego.

O nome deles é Karl Marx e Paulo Freire.

Segundo eles EMPREGO

É a venda do seu corpo e das coisas

Que ele pode produzir em troca de um capital financeiro,

sem envolvimento afetivo com a função.

E TRABALHO é aquilo que edifica o homem,

Que sentimos necessidade de fazer

Para nos sentir mais completos neste mundo,

O trabalho é o ato que nossos corpos produzem no mundo

Por desejo e sem este ato nos sentimos de certos modo vazios,

Meio infelizes e incompletos neste mundo...

Quando estamos trabalhando é claro que desejamos

Receber algum capital financeiro por ele,

Mas o maior capital que recebemos

É o ato de estar fazendo exatamente aquilo que amamos,

E que de certo modo da sentido a nossa existência.

Neste sentindo o capital financeiro

Se torna secundário.


Não desnecessário, pois vivemos em um mundo

Onde o capital financeiro é necessário em parte

A manutenção de nossa existência no mundo

Com um pouco mais de dignidade social.

Eu sou feliz por estar no mundo TRABALHANDO

Exatamente naquilo que amo,

Vou para o meu trabalho com alegria

E por mais cansada que eu possa estar na execução do ato

Todo cansaço, magicamente, some diante dos alunos!

E minhas forças de trabalho ficam a zero kilometro.

E este é um sentimento que os empregados simplesmente

No sentido marxista e freiriano,

Provavelmente não poderão sentir.

Pois no fundo estão na condição de um "escravo pago"!

Não na função de alguém que se completa como ser humano

Fazendo algo que efetivamente ama, sendo remunerado por isto.

Eu amo meu trabalho!

E agradeço aos deuses todos os dias,

Por poder TRABALHAR e não estar simplesmente

Na condição de EMPREGADA!

Obrigada Neelenia, guardiã dos meus caminhos, pelo meu Trabalho!

By H. Strega

0 Comments:

Post a Comment



Runas

Tarô

Minhas Músicas

Template by:
Free Blog Templates