11 de março de 2009


Hoje foi meu primeiro dia de aula na UFF, é como se me sentisse de volta a Hogwarts do Conhecimento. E eu, Helô Granger, estou tão feliz com o fato de voltar a estudar, pensar, produzir, participar de seminários, congressos e ter contato com literatura nova.

Minha primeira aula foi a disciplina de Teorias que será dada nada mais, nada menos que por Giovanni Semeraro, o cara da filosofia no Brasil, em especial a gramsciniana. Ele pode ser comparado ao Dumbledore da Magia de tão bom professor que ele é. Vamos nos debruçar sobre Dewey, Gramsci e Rorty, neste semestre; pensamentos fundamentais para formar as bases epistemológicas de nossas pesquisas e como boa marxista, estudar com Semeraro é como se escutasse os próprios Marx e Gramsci.

A aula da tarde foi divinamente organizada com a grande Cecília Goulart, que mais parece a grande Minerva de Hogwarts. Ela de tão criativa, dialética, organizada e sábia sobre o desenvolvimento da linguagem, metodologias de pesquisas e estudos com bases em narrativas e memórias.

Mas está na UFF-Hogwarts é algo bastante mágico e exigirá de mim muito tempo para estudo, pois eu simplesmente não quero passar pelo doutorado. Eu quero ser a melhor doutora que eu puder, não melhor que os outros, mas superar meus limites e dar o máximo de mim mesma, tudo que quero é aproveitar esta oportunidade que eu corri atrás e que a vida me concedeu. E a vida é feita de escolha. E estudar exige tempo. E para um primeiro dia de aula já tenho duas obras grandes para ler, o que significa que aos poucos minha vida virtual ficará um pouco fora de área de cobertura, pois eu estarei plugada em outras coisas, por opção. Não abandonarei meus amigos virtuais, só quero dizer que na busca de ser melhor doutoranda, dialogarei menos com o espaço virtual e mais com os livros, teorias, professores e colegas da turma.

Até sexta onde terei mais uma aula. E nesta o bicho pegará ainda mais, pois saberei quem será o orientador de minha tese.

1 Comment:

  1. Minhas Singularidades. said...
    Amiga só posso te parabenizar,pois filosofia é o máximo.Eu adoro,desde a mais sofisticada até a a filosofia de butequim.
    Fico feliz que esteja em contato com coisas tão saudáveis,complexas e instigantes.
    O mundo virtual,às vezes,causa danos,não entendimento.No mundo real tu podes esclarecer.então,como diz o Angelo uma dieta orkutiana será bom.Os amigos estão aqui.
    Parabéns porque serás mais sábia e terás maior entendimento de ti e de mim.Vou entrar de carona,rsrrsrrs.

Post a Comment



Runas

Tarô

Minhas Músicas

Template by:
Free Blog Templates